As Grutas de Mira de Aire ficam situadas no distrito de Leiria, na região centro de Portugal. São de fácil acesso se se for pela principal auto estrada do país, a A1 – a mesma utilizada para chegar a Fátima, por exemplo.
Estas grutas foram descobertas em 1947, a entrada das mesmas encontra-se a 300m de altitude, mas no seu interior a profundidade desce até aos 180m.
A visita tem uma duração média de 60 minutos, começando com um pequeno vídeo, seguindo-se a visita acompanhada por um guia que dará explicações ao longo do trajeto visitável da gruta e termina numa exposição fotográfica sobre os 70 anos da espeleologia em Portugal e numa exposição de rochas, minerais e gemas.
Durante a visita percorre-se cerca de 600 metros na gruta e descem-se 683 degraus sendo o maior lance de escadas da gruta o que tem 105 degraus seguidos, sendo aconselhável usar calçado confortável.
Boa sorte com o guia que vos calhe. Faz toda a diferença. O que apanhei na altura que visitei a gruta, era só para despachar a tarefa e quanto menos perguntas lhe fizessem, melhor.